Também conhecido como hungu, o berimbau é um intrumento que possui apenas uma corda e serve para acompanhar a capoeira. Originou-se na Angola por volta de 1500 A.C. e foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos que eram importados para cá.
É constituído por uma vara em arco, de madeira ou verga, com um comprimento aproximado de 1,50m a 1,70m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Na sua base é amarrada uma cabaça com o fundo cortado que funciona como caixa de ressonância. O tocador de berimbau usa a mão esquerda para sustentar o conjunto e pratica um movimentos de vai e vem contra o ventre, utilizando uma pedra ou uma moeda (dobrão), para pressionar o fio. A mão direita, com uma varinha, percute a corda.
Utilizado entre os Kibundu, Ovambo,Nyaneka,Humbi e Khoisan (povos africanos), o berimbau possui vários outros nomes além de berimbau e hungu:
urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau metalizado, gobo, marimbau, bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo, arco musical, rucumbo, berimbau de peito e xitende.
Ana Cordani - nº 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário