domingo, 9 de maio de 2010

Quitanda


Quitanda é um pequeno estabelecimento onde se vende frutas, verduras legumes e cerais frescos. Esse termo também pode significar feira, mercado ou tabuleiro onde se vendem mercadorias de vendedores ambulantes.

Sua origem veio da palavra "kinda", uma especie de cesta tradicional na região angolana. A kinda (ou quinda, como é chamada no Brasil) era usada para vender alimentos frescos pelas ruas. Aqui essa cesta não é usada e são mais comuns as vendas em maletas ou tabuleiros.

A palavra quitanda também é ligada com a palvra "kutanda" (que significa ir para longe e faz alusão a deslocação), pois suas mercadorias são vendidas por ambulantes, que andam pelas ruas para conseguir vendê-las.

Gabriela Frioli n16

2 comentários:

  1. A palavra quitanda me lembra gosto de coisa boa na infância, quando minha vó falava: __ Vai lá na quitanda huuuuuum

    ResponderExcluir
  2. A palavra quitanda me lembra gosto de coisa boa, quando na minha infância minha avó dizia: ___ Vai lá na quitanda, huuuum!

    ResponderExcluir