segunda-feira, 10 de maio de 2010

Candomblé


Religião africana que se baseia no culto aos Orixás, deuses procedentes das quatro forças da natureza: Terra, Fogo, Água e Ar.
Os negros escravizados no Brasil (que praticavam a religião) constituiam uma variação de grupos étnicos, entre eles os yoruba, os ewe, os fon, e os bantu. Pela região se tornar semi-independente em algumas regiões do país, os grupos étnicos diferentes evoluíram algumas "divisões" ou nações, que se diferenciam entre si pelo conjunto de orixás venerados, a música e o dialeto sagrado falado nos rituais.
Sua manifestação básica se dá por meio da incorporação, para a obtenção de um corpo material. Cada orixá tem as suas cores, que vibram em seu elemento visto que são energias da natureza, seus animais, suas comidas, suas canções, suas saudações, seus símbolos (etc.). Cada ser humano teria um orixá protetor, ao entrar em contato com ele por meio dos rituais, estaria cumprindo uma série de obrigações. Em troca, obteria um maior poder sobre suas próprias reservas energéticas, dessa forma teria mais equilíbrio.

Sofia Kawall n°31

Nenhum comentário:

Postar um comentário